A Comissão Mista de Negociação do movimento paredista dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão - Detran/MA realizou ontem, 02/01, assembleia geral extraordinária, com o objetivo de deliberar sobre a suspensão ou não da greve.
Após reunião com o governador do Maranhão, Flávio Dino, ocorrida no dia 30/12/2021, em plena Praça da Praia do Bonfim, e com seus assessores, restou firmado o entendimento de que as negociações seriam retomadas após a suspensão do movimento.
Os servidores do Detran reivindicam, além de melhores condições de trabalho, a equiparação da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT) e o reajuste do auxílio-alimentação, pois a inflação aniquilou o poder de compra desses servidores, sobretudo daqueles que possuem salário-base de R$ 1.100,00 (mil e cem reais).
Segundo maior órgão arrecadador do Estado, o Detran possui a pior política salarial do Brasil.
A assembleia teve início às 19h40 e término às 22h38, decidindo os servidores pela suspensão da greve (80,8% a favor e 19,2% contra), com vistas à retomada das negociações, mas, dessa vez, com a presença do Secretário-Chefe da Casa Civil, pois os representantes do Governo que participaram das tratativas anteriores sempre alegavam que não possuíam poder de decisão.
Com isso, os servidores do Detran de todo o Maranhão retornam aos seus postos de trabalho hoje (03/01), mas mantendo o estado de greve, ou seja, não fluindo as negociações, a categoria retomará, imediatamente, o movimento paredista.
Espera-se que as reivindicações da categoria sejam atendidas, uma vez que, a priori, trata-se de apenas dois itens plenamente exequíveis.
••••••
SOMOS 100% SERVIDOR!