Cartilha Câncer de Mama (2023)
Instituto Nacional de Câncer (INCA)
📌 COMBATE AO CÂNCER NO MARANHÃO
👉🏼 A @fundacaoantoniodino realiza um trabalho maravilhoso de combate ao câncer em nosso estado através do @hospitalaldenorabello (São Luís/MA) e @hospitaldrantoniodino (Pinheiro/MA).
👉🏼 O @institutoantoniobrunno (São Luís/MA) é uma casa de apoio que ajuda várias pessoas nessa batalha contra o câncer. Realizam um trabalho grandioso.
⚠️ Você pode fazer parte dessa corrente do bem de várias maneiras:
• Realizando doações financeiras ou materiais;
• Conscientizando sobre a importância do suporte aos pacientes;
• Compartilhando nas redes sociais;
• Sendo Voluntário.
📌 INCA VOLUNTÁRIO
👉🏼 É uma área de ações voluntárias do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para ajudar os pacientes no enfrentamento da doença. Acompanhe tudo através do perfil oficial @incavoluntario
📌 O CÂNCER DE MAMA
👉🏼 Quais são os sinais de alerta para o câncer de mama?
• Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, independentemente da idade, ou qualquer nódulo persistente após a menopausa.
• Alterações no formato ou saída espontânea de líquido pelos bicos do peito (mamilo).
• Pequenos caroços no pescoço ou axilas.
• Mais raramente pode haver pele avermelhada, com aspecto de casca de laranja.
📌 DIAGNÓSTICO
👉🏼 Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado por médicos para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia. O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico.
📌 TRATAMENTO
👉🏼 Muitos avanços vêm ocorrendo no tratamento do câncer de mama nas últimas décadas. Existe hoje mais conhecimento sobre as variadas formas de apresentação da doença (algumas mais agressivas e outras menos) e diversas terapêuticas estão disponíveis.
👉🏼 O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra (estadiamento) e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia-alvo).
👉🏼 Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
⚠️ SAIBA MAIS: www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/mama
📌 EXPOSIÇÃO
👉🏼 O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras. Somente em 2023, o INCA aponta que 73.610 mulheres terão câncer de mama no Brasil. Esses dados mostram a importância de a mulher estar informada e atenta a qualquer alteração suspeita nas mamas. O INCA e a @CasaDeOswaldoCruz criaram com o apoio da @FundaçãodoCâncer a exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil”. Confira um pouco da exposição, que aborda aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com o foco em informações completas sobre o câncer de mama no país.
⚠️ Acesse www.gov.br/inca/exposicoes e conheça a exposição na íntegra.
📌 NÚMEROS
👉🏼 O câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer em mulheres, após o câncer de pele não melanoma. Somente em 2023, o INCA aponta que 73.610 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. Em 2020, foram 18.032 mortes causadas pela doença, sendo 17.825 mulheres e 207 homens, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer.
💗Faça seu autoexame!💗
💗Ame-se. Toque-se. Cuide-se.💗
💗A prevenção é o melhor caminho!💗
💗PARTICIPE DA CAMPANHA!💗