Ontem, 20/12, segunda-feira, a partir das 18h, em evento para entrega de capacetes e coletes promovido pelo Governo do Estado e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão no Palácio Henrique de La Rocque, os servidores do Detran fizeram forte protesto, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades presentes, Francisco Nagib, Jefferson Portela e Márcio Jerry, no que diz respeito a dialogar com a categoria, que já se encontra em greve por mais de 1 (um) mês.
O que chamou a atenção foi o forte esquema de segurança montado para impedir a entrada dos servidores do Detran. Parecia cena de cinema.
A presença da Polícia Militar, como de praxe, é presença certa nesses eventos, mas, assim como em todos os atos já praticados pelos manifestantes, não houve qualquer abuso por parte dos policiais. Ao contrário, sempre têm ocorrido muito diálogo, orientação e até proteção aos servidores participantes dos protestos.
Iniciado o evento, as autoridades lá presentes, sobretudo o Diretor Geral do Detran, Francisco Nagib, foram alvos de pedidos de diálogo, palavras de ordem e vaias, muitas vaias.
O Secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, durante sua fala, garantiu que receberia a Comissão Mista de Negociação do movimento paredista em seu gabinete na quarta-feira, amanhã, dia 22 de novembro. É aguardar!
Por outro lado, Márcio Jerry, representante do Governo no evento, em uma fala muito rápida, pareceu mais querer sair de cena rapidamente.
Os manifestantes erguiam várias faixas e cartazes, destacando o apoio aos mototaxistas e motofretistas, mas condenando a prática eleitoreira promovida por Nagib.
Os servidores do Detran pleiteiam a “EQUIPARAÇÃO DA GAT”, que se trata de uma gratificação por atividade de trânsito, para a suspensão da greve.
O movimento, a partir de hoje, 21/12, inicia o “Recesso em Greve”, significando que uma parte dos grevistas far-se-á presente nas manifestações na semana de Natal e a outra na semana de Ano Novo. E isso em todo o Estado do Maranhão.
••••••
SOMOS 100% SERVIDOR!