Nesta quarta-feira (20/10/2021), o Sindicato dos Servidores do Detran - Sinsdetran, representado por Francion Ferreira (Presidente) e Allan Richardson (Diretor de Assuntos Jurídicos), reuniu-se com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão - SINTSEP, Cleinaldo Bil Lopes.
A reunião teve como assunto principal a pauta de reivindicações dos servidores do Detran que foi apresentada, por meio de ofício (veja aqui!), à Diretoria Geral da autarquia estadual de trânsito na terça-feira (19/10/2021).
De acordo com o ofício, se o Detran não garantir, no prazo de 10 dias, a manutenção do pagamento do auxílio-alimentação durante as licenças-maternidade e afastamentos para tratamento de saúde, como sempre ocorreu desde a criação do benefício, bem como corrigir o seu valor, o qual se encontra congelado há 6 (seis) anos, a categoria realizará uma assembleia para deliberar sobre um ato de paralisação, podendo até parar por tempo indeterminado.
O Presidente do SINTSEP, Cleinaldo Bil Lopes, analisou e aprovou a pauta, emitindo parecer, de acordo com sua expertise sindical, ser plenamente exequível.
Os diretores do Sinsdetran aproveitaram a oportunidade para sanar diversas dúvidas, bem como solicitar dicas e orientações para melhor conduzirem o movimento.
O Presidente Cleinaldo finalizou a reunião garantindo ao Sinsdetran todo o apoio técnico, jurídico, logístico e financeiro que o Sindicato dos Servidores do Detran necessitar, porque o princípio da solidariedade deve estar presente, também, entre as entidades sindicais, pois, em essência, possuem o mesmo objetivo, que é defender os direitos dos servidores.
Para Allan Richardson, Diretor de Assuntos Jurídicos, a reunião foi muito proveitosa, além da vasta experiência de Cleinaldo, ele sempre está à disposição para ajudar.
O Presidente do Sinsdetran, Francion Ferreira, disse que não esperava atitude diferente por parte de Cleinaldo, pois ele sempre colocou o SINTSEP à disposição do Sindicato dos Servidores do Detran. Além disso, falou que se trata de um apoio fundamental, pois contar com a ajuda de uma entidade da magnitude do SINTSEP é garantia de que haverá um planejamento bem mais elaborado, o que proporciona maior segurança para a categoria.
Espera-se que o Governador Flávio Dino e a Diretoria do Detran, cientes do colapso financeiro dos servidores, atenda a pauta de reivindicações da categoria.
Francion Ferreira, Cleinaldo e Allan Richardson.